Era dos Bondes mostrando os locais onde circulavam


1. Brill fechada para 2 carros viajando para o leste na Rua Dr. Álvaro Soares, na parte central da cidade
 A fotografia foi tirada em 1924. [Pedro Neves dos Santos, col. Adolfo Frioli]

2.  Carro indo para o sul na Rua Souza Pereira, perto da Praça Ferreira Braga [ver mapa]. Brills de Sorocaba foram incomum: eles tinham apenas duas janelas da frente (a maioria dos bondes têm três), foram unidirecional (correu apenas um caminho) e, portanto, tinha as portas em apenas um lado. [col. Adolfo Frioli]

3. Todos os bondes Sorocaba foram reconstruídos em 1954: os carros fechados, como o número 2 mostrado aqui, foram alargadas e remodelada com três janelas da frente. Esta fotografia foi tomada na Rua Padre Luís  em 31 de dezembro de 1955. [col. Adolfo Frioli]

4. São Paulo-construído carro aberto 50 viaja para o leste na Rua São Bento em 1924. A faixa que passa entre os dois edifícios em derivações esquerdas ao carbarn na Rua Leite Penteado [Pedro Neves dos Santos, col. Adolfo Frioli]

5.Tram 50 na frente de uma fábrica de chapéus (fábrica de chapéus) no lado oeste da Praça Artur Fajardo [ver mapa]. Rua Souza Pereira está por trás do fotógrafo. [col. Adolfo Frioli]

6. Esta fotografia mostra reformado bonde aberto 50 em 1955. O homem de cabelos brancos no primeiro plano é historiador de eléctricos local Antônio Francisco Gaspar [col. SOU]

7. Car 54 sobre o cavalete sobre o rio Sorocaba em 1954 A ponte foi desmantelada e substituído, em 1957 e, infelizmente, foi fechado quando William Janssen visitou Sorocaba e levou a maioria das fotos de cor nesta página. [Porfírio Rogich Vieira, col. Adolfo Frioli]

8. Tram 50 fotografado em janeiro de 1957 no "Y" na Rua Humberto de Campos, no bairro Cerrado. 
 A "Y" não era necessário para este carro aberto, que teve controles em ambas as extremidades e foi para os dois lados. [William Janssen]

9. Dois bondes não identificados - um aberto, um fechado - subir a colina na Av. Prof. General Carneiro no Cerrado  [William Janssen]

10.  Automóvel fechado, passando de 1 Av. General Carneiro no "Y" na Rua Humberto de CamposObserve a falta de portas no lado do carro "off". [William Janssen]

11.  Em sua próxima viagem, assinada desta vez para Praça Vera Cruz, bonde 1 continua para além do Cerrado "Y". [William Janssen]

12.  Na Praça Vera Cruz, o motorneiro demite o carro para Praça Ferreira Braga volta na cidade e joga a chave para o loop. [William Janssen]

13.  Carro 1 no circuito na Praça Vera Cruz, à espera de passageiros a bordo. 
Todas estas fotos coloridas foram tiradas no domingo, 27 de janeiro de 1957. [William Janssen]

14.  O bonde puxa até a estrada e paragens. 
Outro bonde se aproxima na única faixa? Todas estas fotos coloridas foram tiradas no domingo, 27 de janeiro de 1957. [William Janssen]

15.  O motorneiro confere com os passageiros na parte traseira do bonde. 
Av. General Carneiro e os trilhos que levam de volta para a cidade tear além. [William Janssen]

16.  Vista interior de um bonde como ele se senta no laço na Praça Vera Cruz. 
É triste pensar que este veículo foi queimado em um ferro-velho, pouco tempo depois. [William Janssen]

17.  Carro 1 na Rua São Bento, perto da Rua Padre Luís, no centro da cidade.
 As árvores à direita estão em um parque que também é visível no quarto fotografia nesta página. [William Janssen]

18.  Carro 1 vai para o leste na Rua 15 de Novembro, prepara-se para virar para o norte para o lado oeste da Praça Artur Fajardo. [William Janssen]

19.  Car 54 na reserva central da Av. São Paulo, no lado leste do rio . [William Janssen]

20.  Carro 52 na Av. São Paulo, em janeiro de 1957. 
Enquanto a ponte foi fechada, esta parte do sistema eléctrico operado como uma divisão separada, com sua própria equipe e carbarn . [William Janssen]

21.  O bonde Sorocaba fechado no final de Fevereiro de 1959. 
Aqui está uma visão da carbarn em abril de 1963. carros Abertas 54 e 50 são abandonados e esquecidos. [tra.ms]

22  Em 1986, São Paulo bonde 1779, que funcionou originalmente na Broadway, em Nova York (mas nunca correu em Sorocaba), foi exibido no Zoológico de Sorocaba. 
Ele ainda está lá hoje e foi recentemente restaurado. [SOU]

23.  A capa do livro sobre bondes elétricos de Sorocaba que foi escrito por residente de Sorocaba Antônio Francisco Gaspar e publicado em janeiro de 1956, três anos antes de o sistema fechado. [col. SOU]


24.  Um modelo construído por Aparício Tarcitani de Sorocaba carro aberto 50, na sua forma original com grades. [col. Stênio Gimenez]

25.  Um modelo por Aparício Tarcitani de Sorocaba bonde 3, a maneira como ele olhou após a reconstrução em 1954. [col. Stênio Gimenez]


E por fim um Mapa mostrando a Rota dos Bondes e a localização das duas garagens.


Bondes Elétricos
- Antes do advento dos bondes elétricos os meios de transporte utilizados em Sorocaba eram os carros de praça, coupés, tílburis, charretes e os carros de bois.

A primeira tentativa de se implantar os serviços de bonde elétrico na cidade ocorreu em 1893 através de Pierre Labourdeéne, porém sem sucesso.

Em 1912 a Câmara Municipal de Sorocaba concede a Robert Rankin, João Machado de Araújo e Abílio de Castro os privilégios para a implantação dos serviços de bonde. Posteriormente, em 1914, Rankin transfere a concessão para a empresa São Paulo Eletric (v. São Paulo Eletric).

A inauguração ocorre em 31 de dezembro de 1915, em meio a grande festa e expectativa que toma conta de toda a cidade. A renda auferida na inauguração é doada à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

O itinerário nesses primeiros anos tinha como limites o largo da Independência (atual praça 9 de Julho) e o alto da rua dos Morros (Nogueira Padilha), se estendendo, posteriormente, para a avenida General Carneiro até o Cerrado e para os bairros do Além-Ponte. No entanto, os bondes elétricos nunca chegaram aos bairros do Além Linha, a despeito de seu crescimento e das constantes reivindicações. A direção da São Paulo Eletric se justificava afirmando que a Estrada de Ferro Sorocabana não permitia o cruzamento de suas linhas com a dos bondes, que se daria nas ruas Hermelindo Matarazzo e George Oetterer.

A partir de década de 1940 a São Paulo Eletric começou a se desinteressar pelos serviços de transporte urbano, uma vez que não eram mais tão lucrativos quanto a geração e distribuição de energia elétrica. Assim, a empresa canadense entrega todo o material para a prefeitura em 1951. Os serviços acabam sendo prematuramente extintos em 1959, quase dez anos antes de seu encerramento na cidade de São Paulo. Deixando saudades para seus antigos usuários e, especialmente, para os trabalhadores, pois se tratava de um transporte barato.

Referências Bibliográficas: ALMEIDA, Aluísio de. Sorocaba: três séculos de história, Itu: Editora Ottoni, 2002; ALMEIDA, Aluísio de. Dicionário Sorocabano, vol.1 - A-L (datilografado); GASPAR, Antônio Francisco. Os Bondes elétricos de Sorocaba - monografia. Homenagem ao quadragésimo aniversário de sua inauguração: 1915-1955, Sorocaba: [s.n.], 1955.
Fonte: Rogério Carvalho

Bondes
1. Brill fechada para 2 carros viajando para o leste na Rua Dr. Álvaro Soares, na parte central da cidade
 A fotografia foi tirada em 1924. [Pedro Neves dos Santos, col. Adolfo Frioli]

2. Carro indo para o sul na Rua Souza Pereira, perto da Praça Ferreira Braga.
Brills de Sorocaba foram incomuns: eles tinham apenas duas janelas da frente (a maioria dos bondes têm três), foram unidirecionais (correu apenas um caminho) e, portanto, tinha as portas em apenas um lado. [col. Adolfo Frioli]

3. Todos os bondes Sorocaba foram reconstruídos em 1954: os carros fechados, como o número 2 mostrado aqui, foram alargadas e remodelada com três janelas da frente.
Esta fotografia foi tomada na Rua Padre Luís em 31 de dezembro de 1955. [col. Adolfo Frioli]

4. São Paulo-construído carro aberto 50 viaja para o leste na Rua São Bento em 1924. A faixa que passa entre os dois edifícios em derivações esquerdas ao carbarn na Rua Leite Penteado [Pedro Neves dos Santos, col. Adolfo Frioli]

5.  Tram 50 na frente de uma fábrica de chapéus (fábrica de chapéus) no lado oeste da Praça Artur Fajardo.
Rua Souza Pereira está por trás do fotógrafo. [col. Adolfo Frioli]

6. Esta fotografia mostra reformado bonde aberto 50 em 1955.
O homem de cabelos brancos no primeiro plano é historiador de eléctricos local Antônio Francisco Gaspar. [col. SOU]

7. Car 54 sobre o cavalete sobre o rio Sorocaba em 1954 A ponte foi desmantelada e substituída por outra, em 1957 e, infelizmente, foi fechado quando William Janssen visitou Sorocaba e levou a maioria das fotos de cor nesta página. [Porfírio Rogich Vieira, col. Adolfo Frioli]

8. Tram 50 fotografado em janeiro de 1957 no "Y" na Rua Humberto de Campos, no bairro Cerrado.
A "Y" não era necessário para este carro aberto, que teve controles em ambas as extremidades e foi para os dois lados. [William Janssen]

9.     Dois bondes não identificados - um aberto, um fechado - subir a colina na Av. Prof. General Carneiro no Cerrado [ver mapa]. [William Janssen]

10.  Automóvel fechado, passando de 1 Av. General Carneiro no "Y" na Rua Humberto de Campos
Observe a falta de portas no lado do carro "off". [William Janssen]

11.  Em sua próxima viagem, assinada desta vez para Praça Vera Cruz, bonde 1 continua para além do Cerrado "Y". [William Janssen]

12.  Na Praça Vera Cruz, o motorneiro demite o carro para Praça Ferreira Braga volta na cidade [ver mapa], e joga a chave para o loop. [William Janssen]

13.  Carro 1 no circuito na Praça Vera Cruz, à espera de passageiros a bordo. É domingo. [William Janssen]

14.  O bonde puxa até a estrada e paragens. Outro bonde se aproxima na única faixa? Todas estas fotos coloridas foram tiradas no domingo, 27 de janeiro de 1957. [William Janssen]

15.  O motorneiro confere com os passageiros na parte traseira do bonde. Av. General Carneiro e os trilhos que levam de volta para a cidade tear além. [William Janssen]

16.  Vista interior de um bonde como ele se senta no laço na Praça Vera Cruz.
É triste pensar que este veículo foi queimado em um ferro-velho, pouco tempo depois. [William Janssen]

17.  Carro 1 na Rua São Bento, perto da Rua Padre Luís, no centro da cidade
As árvores à direita estão em um parque que também é visível no quarto fotografia nesta página. [William Janssen]

18.  Carro 1 vai para o leste na Rua 15 de Novembro, prepara-se para vire para o norte para o lado oeste da Praça Artur Fajardo. [William Janssen]

19.  Car 54 na reserva central da Av. São Paulo, no lado leste do rio [ver mapa]. [William Janssen]

20.  Carro 52 na Av. São Paulo, em janeiro de 1957.
Enquanto a ponte foi fechada, esta parte do sistema eléctrico operado como uma divisão separada, com sua própria equipe e carbarn [ver mapa]. [William Janssen]

21.  O bonde Sorocaba fechado no final de fevereiro de 1959. Aqui está uma visão da carbarn em abril de 1963.
Carros abertas 54 e 50 são abandonados e esquecidos. [tra.ms]

22. Em 1986, São Paulo bonde 1779, que funcionou originalmente na Broadway, em Nova York (mas nunca correu em Sorocaba), foi exibido no Zoológico de Sorocaba.
Ele ainda está lá hoje e foi recentemente restaurado. [SOU]

23.  A capa do livro sobre bondes elétricos de Sorocaba que foi escrito por residente Sorocaba Antônio Francisco Gaspar e publicado em janeiro de 1956, três anos antes de o sistema fechado. [col. SOU]

24. Um modelo construído por Aparício Tarcitani de Sorocaba carro aberto 50, na sua forma original com grades. [col. Stênio Gimenez]

25. Um modelo por Aparício Tarcitani de Sorocaba bonde 3, a maneira como ele olhou após a reconstrução em 1954. [col. Stênio Gimenez]

E por fim um Mapa mostrando a Rota dos Bondes e a localização das duas garagens.

Lembranças Sorocabanas



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